PCB-RR

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Bancários do Rio e Espirito Santo derrotam proposta rebaixada da CUT

Fotos de Jacy de Menezes

Os 530 bancários reunidos na XV Conferência Interestadual, realizada no último sábado, 29/06, no auditório do SESC-Guarapari/ES, tiveram a oportunidade de iniciar a discussão sobre a campanha salarial 2013, diante da nova conjuntura aberta com as grandes manifestações populares que tomaram conta do país durante a realização da Copa das Confederações.

 Os ecos da insubordinação popular começam a chegar até o movimento sindical bancário, além da UNIDADE CLASSISTA, várias intervenções no plenário manifestaram a necessidade de organizarmos uma nova campanha salarial, diferente das bem comportadas e inócuas dos últimos anos.

 A situação da categoria, que enfrenta demissões em massa, desrespeito da legislação sobre a jornada de seis horas, aumento da terceirização e arrocho salarial, enquanto os bancos lucram cada vez mais, exige um posicionamento de preparação da luta que unifique os bancários e demais trabalhadores.

Refletindo a nova situação do país, os sindicalistas ligados a CUT sofreram uma derrota histórica, sua proposta de índice rebaixado de reposição da inflação mais 5% de aumento, foi fragorosamente derrotada. O plenário da Conferência aprovou a reivindicação de reajuste de 10% mais a inflação do período.

Mas na questão da votação dos delegados para a Conferência Nacional, parece que os cutistas ainda não estão sensíveis as mudanças em curso no Brasil. Conseguiram aprovar sua proposta de cláusula de barreira de um mínimo de 20% dos votos para qualquer chapa eleger delegados à Conferência Nacional. Critério que impede que as correntes minoritárias se façam representar, facilitando assim, o controle e a constituição de uma maioria que não reflete a base da categoria bancária.
É fundamental estarmos atentos aos rumos dessa campanha salarial 2013, a participação dos bancários em todas as reuniões, encontros e assembleias, é a única forma de garantirmos a democracia e a organização da luta, condição básica para enfrentarmos os banqueiros e o governo.


UNIDADE CLASSISTA – BANCÁRIOS - RJ


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário