PCB-RR

segunda-feira, 16 de março de 2020

NA CAIXA, GUIMARÃES ACELERA O DESMONTE!

A reestruturação em curso na Caixa gerou imensa insegurança no seio dos funcionários. A implantação está sendo feita de uma forma tão autoritária e acelerada que as entidades sindicais conseguiram liminar obtendo mais 15 dias de prazo para que os colegas pudessem avaliar com mais calma os prós e contras de aceitar as opções.
Essa batalha ainda não terminou, sabemos que muitos colegas serão descomissionados com a reestruturação sem nenhuma garantia de incorporação e outros têm como única opção apresentada o descesso com redução de renumeração. A luta contra os ataques aos nossos direitos continua!
Mas há outra questão por trás que é talvez mais grave: a lógica da reestruturação é tornar as agências apenas ponto de venda de produtos, extinguindo na prática o papel social do nosso atendimento e, por tabela, minando gravemente o papel social da Caixa.
Mas a Caixa só tem razão de existir por conta de seu papel social! Equiparar a caixa a um “Bradesco da vida” é torná-la dispensável como banco público; é preparar o caminho pra privatização.
E a privatização da Caixa já está acontecendo, só que “pelas beiradas”. Já venderam a Lotex (loteria instantânea) e anunciam a abertura de capital da seguradora e a possibilidade de venda das loterias. É uma estratégia evidente de “comer o mingau pelas beiradas” até que não reste mais nada.
Diante desse quadro, precisamos reagir! Temos que exigir que o Sindicato faça reuniões nas unidades, plenárias conjuntas dos delegados sindicais da Caixa e do BB – nosso “banco federal irmão” que está sofrendo o mesmo tipo de ataques – convocar uma grande assembléia geral unificada dos bancos públicos para organizar a luta contra o desmonte, a privatização e contra os ataques aos nossos direitos.

SÓ A LUTA CONQUISTA E MANTÉM DIREITOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário