A Unidade Classista (UC) é uma corrente sindical da esquerda revolucionária que atua com a perspectiva de ajudar no processo de organização dos trabalhadores para enfrentar o sistema capitalista.
Alinhada com as diretrizes do PCB, a Unidade Classista é independente de governos e patrões. Nela atuam militantes partidários e outros simpatizantes que concordam com a sua linha de ação tática e estratégica no enfrentamento ao capital.
Consolidada a sua organização, através do I Congresso, há pouco mais de um ano, a Unidade Classista vem se inserindo nas mais importantes lutas que a classe trabalhadora vem travando neste último período. E propõe, de forma militante, a estar presente na luta cotidiana dos trabalhadores da cidade e do campo, em especial junto aos setores estratégicos da economia onde o capital se reproduz, bem como junto aos jovens trabalhadores e às entidades responsáveis pela formação da força de trabalho.
A Unidade Classista entende que o foco mais imediato deve ser a luta constante por melhores condições de vida, salário e trabalho, que faça avançar a ampliação dos direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora. Entende que a formação sindical e política desempenha papel importante dentro deste processo, [e por isso] disponibiliza cursos que contribuam para elevar o patamar de consciência crítica do proletariado. Só assim será possível articular as lutas mais imediatas, de curto prazo, com lutas mais estratégicas e profundas, visando a construção de uma sociedade socialista.
É oportuno esclarecer que a participação, como convidado, de um representante do PCB na mesa de abertura do congresso de fundação que deu origem a Central Intersindical, no último dia 30 de março, teve por objetivo saudar, e não definir a adesão da Unidade Classista, a iniciativa das organizações fundadoras daquele instrumento de luta da classe, que juntará a outros na mesma trincheira contra a exploração capitalista.
Não estando integrada a nenhuma central sindical, a Unidade Classista, não poupará esforços para marchar com independência, ombreada a outras organizações com as quais tenhamos afinidades políticas e sindicais, dentro de uma perspectiva de unidade de ação ou formação de frente com caráter anti-imperialista e anticapitalista, sem hegemonismos ou autoproclamações.
Neste sentido, a Unidade Classista se empenhará para unificar todos os setores classistas rumo a um ENCLAT que tenha como horizonte a criação de uma central sindical, que unifique todas as organizações sindicais comprometidas com o avanço da luta dos trabalhadores na superação do modelo de sociedade alicerçada no mercado onde todas as necessidades humanas são transformadas em mercadoria.
COORDENAÇÃO NACIONAL DA UNIDADE CLASSISTA
http://csunidadeclassista.blogspot.com.br/2014/05/nota-de-esclarecimento.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário