PCB-RR

segunda-feira, 19 de maio de 2014

COMEÇA MUITO MAL A CAMPANHA SALARIAL 2014 NA CAIXA

DIRETORIA DO SINDICATO IMPÕE DELEGAÇÃO CHAPA BRANCA AO CONGRESSO NACIONAL DOS EMPREGADOS DA CAIXA!
 
            No último sábado, 17 de maio, realizou-se no auditório do Sindicato do Rio o Encontro Estadual dos Empregados da Caixa, que elege os delegados para o CONECEF – Congresso nacional dos Empregados da CEF. O CONECEF é realizado anualmente desde 1985 e neste Congresso, em épocas passadas, foram definidas campanhas memoráveis na história das lutas dos empregados da caixa, tais como a jornada de 6 horas (até 1985 os empregados da Caixa trabalhavam 8 horas), o direito à sindicalização (que não tínhamos até 1985) e a readmissão dos demitidos no Governo Collor.
            Entretanto, nosso Encontro Estadual deste ano foi muito diferente de períodos passados – e diferente pra pior. Primeiro, praticamente não houve convocação por parte do Sindicato, o que resultou em um Encontro com apenas 60 participantes do Estado do Rio inteiro – a maior parte de colegas do interior. Segundo, praticamente não houve discussão sobre os problemas que enfrentamos na caixa e como resolvê-los: o temário limitou-se a uma exposição do representante dos empregados na mesa de negociação e a uma palestra do técnico do DIEESE.
            Mas o pior foi logo depois. Durante a palestra do DIEESE, o colega Ricardo Maggi, representante da Federação dos bancários do RJ na mesa de negociação pelos empregados e que presidia os trabalhos do Encontro Estadual, além de praticamente não abrir espaço para o debate de propostas afirmou que “temos que defender os avanços deste governo federal” – postura absolutamente inadequada a um representante sindical dos trabalhadores. Aí, na hora de compor a delegação do Rio ao Congresso nacional, descobrimos que o Regimento Interno do Encontro Estadual, aprovado ás pressas no início dos trabalhos, definia que a delegação seria eleita por maioria simples – ou seja, se houvesse duas chapas e por hipótese uma tivesse 50% mais um dos votos dos presentes elegeria todos os 29 delegados ao CONECEF.
            Contra esta verdadeira ditadura da maioria levantou-se a Unidade Classista. Propusemos rediscussão deste item do Regimento e que fosse restabelecida a prática tradicional que sempre vigorou em TODOS os CONECEFs até agora: a composição da delegação proporcional à votação das chapas no plenário. Entretanto, a maioria dos participantes do Encontro, vinculados à Diretoria do Sindicato, não acatou tal recurso e impôs uma delegação definida por votação majoritária. Em protesto, os participantes do Encontro vinculados à Unidade Classista apresentaram uma declaração de repúdio a essa mudança casuística nas regras do jogo e retiraram-se do Encontro para não coonestar tal imposição.
           Esperamos que nas assembleias de Campanha Salarial a Diretoria do Sindicato tenha uma postura mais democrática, pois o respeito á divergência é fundamental para construirmos a unidade na ação – e sem unidade de ação certamente não conseguiremos arrancar nossas reivindicações.
UNIDADE CLASSISTA BANCÁRIA
Assinam este boletim na Caixa Econômica Federal:
- Carlos Arthur “Boné”
- Paulo Jorge “Paulão”
- Angélica
- Leila Hassan

Nenhum comentário:

Postar um comentário