PCB-RR

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AUMENTA O ROMBO DO BANCO VOTORANTIM

BANCO DO BRASIL SOCORRE ERMÍRIO DE MORAES E FICA NO PREJUÍZO DE 1,1 BILHÃO


O Banco do Brasil adquiriu 49,99% da participação no Banco Votorantim, em 2009, no auge da crise financeira, quando vários bancos mundo afora estavam quebrando e algumas instituições no Brasil, como o UNIBANCO, por exemplo, apresentavam sérias dificuldades. Na época o BB, logicamente no cumprimento de ordens expressas do governo Lula, desembolsou cerca de 4,2 bilhões de reais (1) nesta operação obscura, sob o argumento de que seria um ótimo negócio que possibilitaria o aumento da sua carteira de crédito de veículos.

Hoje fica claro que aquela operação não passou de um salvamento do Banco da família Ermírio de Moraes, que recebeu 4,2 bilhões limpos em meio a uma crise do capitalismo mundial que lhe permitiu comprar a ARACRUZ CELULOSE pelo valor de 5,6 bilhões e de quebra se livrar de grande parte da carteira podre do seu banco (2).

Os funcionários do BB tiveram uma surpresa desagradável este ano, quando perceberam que a PLR foi ainda menor do que esperavam com a diminuição do lucro em relação ao ano de 2011. Só não lhes disseram que o maior responsável pela queda no lucro do BB foi omega prejuízo de 1,1 bilhão de reais que o Banco Votorantim colheu só no primeiro semestre de 2012 (3) (4).


FUNCIONÁRIOS EM DESESPERO: MAIS METAS PARA COBRIR O ROMBO

 Enquanto a família Ermírio de Moraes está muito tranquila, gozando os lucros obtidos com a ARACRUZ CELULOSE e principalmente, por ter empurrado para o Banco do Brasil metade do prejuízo do Votorantin, imerso em créditos podres, os funcionários do BB vão ao desespero com o aumento das metas em 2012. A situação é tão dramática que mais de 80% das agências não saíram da etapa inicial no indicador de metas utilizado pelo BB. Tanto isto é verdade que os "brilhantes" diretores do BB decidiram "flexibilizar" os critérios para o atingimento de algumas das metas, pois, caso contrário, a imensa maioria das agências teriam redução drástica na PLR do segundo semestre de 2012. Apesar das pequenas mudanças nos critérios, o desespero continua, pois agora os administradores estão aumentando as cobranças alegando que as metas diminuíram um pouco e agora dá para chegar.

Só que as notícias ruins não acabaram. Tudo indica que o Banco Votorantim vai continuar dando prejuízo até 2013 (5) e o BB que já aportou cerca de 1,5 bilhões de reais para cobrir o rombo deverá aportar ainda mais dinheiro para salvar o BV. Há rumores de que o Banco do Brasil deverá adquirir o resto do Banco Votorantim, ou seja, vamos comprar o restodesse defunto putrefato para garantir de vez a bonança da família Ermírio de Moraes.Preparem-se, vem mais metas e menos PLR por aí.

Este episódio é mais um exemplo do que os governos a serviço do capitalismo implementam como saída para sua crise, aqui e no mundo todo, ou seja, retirar o pouco dinheiro que resta aos trabalhadores para dar aos grandes monopólios privados.







clip_image001

Nenhum comentário:

Postar um comentário