PCB-RR

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O CAMARADA ZÉ RAYMUNDO PARTIU, MAS FICOU SEU EXEMPLO

 
imagemCrédito: PCB


Ivan Pinheiro
Neste sábado, despedimo-nos de Zé Raymundo, que foi assistente da Base dos Bancários do PCB no Rio de Janeiro, em que militei durante muitos anos, a partir do final dos anos 1970.
O texto que transcrevo abaixo, de autoria de seu filho Fred, me libera de narrar a rica biografia de seu pai.
Quero ressaltar duas marcas do legado do camarada Zé Raymundo.
Uma delas é não levar opinião para casa, omitindo-a nas reuniões. Se discordasse do comportamento de algum camarada, Zé fazia a crítica na sua frente. Mas nunca levantou a voz com qualquer camarada.
Outra qualidade de José Raymundo era o respeito quase sagrado ao centralismo democrático, à direção coletiva, ou seja, ao caráter leninista do Partido. Não admitia grupos internos e nem que vaidades ou interesses pessoais se sobrepusessem aos objetivos maiores do Partido.
Zé ensinou lições que devem ser exemplo para todo militante que, em nome do Partido, exerça qualquer cargo ou função em outra instituição.
Por orientação do PCB, fui presidente do Sindicato dos Bancários do RJ, numa época em que a entidade tinha uma dimensão nacional, não apenas na questão sindical, mas nas lutas gerais do povo brasileiro. Eu dirigia o Sindicato dos Bancários, com base nas decisões da Assembléia. Mas quem dirigia a minha atuação era a organização do PCB na categoria, sob a assistência vigilante do Zé Raymundo, em nome do Comitê Regional. Quantas vezes me enquadrou, como dizemos em nossos jargões.
Zé não era autoritário, como parecia a alguns. Ele tinha é autoridade. Não uma autoridade burocrática. Não dava “carteirada”; levava a discussão à exaustão. Dirigia pelo convencimento.
Na sua ação política, Zé não era o Raymundo; era o Partido.
Quando, em 1962, o PCB se dividiu em dois, Zé Raymundo não deve ter pensado um segundo: ficou com a maioria legítima. Mas quando, em 1992, novamente o Partido se dividiu em dois, Zé se afastou de ambos, como grande parte dos que vivemos aqueles momentos dramáticos.
Pelo que conheço de seus princípios, neste caso Zé Raymundo deve ter ficado em dúvida sobre que centralismo acompanhar. Da maioria manipulada pelos que renegavam o PCB ou da minoria que, em verdade, era a maioria dos que continuavam comunistas. Desde então, Zé não se ligou a qualquer partido. Mas morreu comunista. Nos últimos anos, tornou-se um grande amigo do PCB, prestigiando muitos dos nossos eventos. Era uma forma de militância, mesmo que informal.
Nesta sexta-feira, quando Rico e Fred me comunicaram o falecimento do pai, fui tomado de profunda emoção, sobretudo quando ambos exigiram que eu levasse uma bandeira do PCB para cobrir o corpo recém inerte do camarada Zé Raymundo. Diante de minha dúvida se este gesto poderia criar constrangimento numa homenagem que seria politicamente ecumênica, os dois filhos responderam com a firmeza que herdaram do pai: não vacile, nosso pai nunca saiu do PCB!
Em meio aos parentes, camaradas e amigos que foram se despedir de Zé Raymundo, tive a honra de marcar com a foice e o martelo um coração que já não mais batia, mas que partia para a história do PCB.

José Raymundo da Silva *
Bancário do Banco do Brasil, José Raymundo da Silva era casado com a professora Terezinha do Menino de Jesus Pessoa da Silva há 63 anos, mãe de seus seis filhos: Frederico, Alexandre, Ana Célia, Ricardo, Agliberto e Carmem Lúcia. Nasceu no dia 30 de dezembro de 1924 em São José do Egito, agreste pernambucano.
Em 1950 ingressou na Juventude Comunista e a seguir no Partido Comunista Brasileiro ao qual dedicou o melhor de sua vida como militante e dirigente. Militante e dirigente sindical bancário a partir de 1955 fundou e foi o primeiro presidente da Federação dos Bancários do Norte e Nordeste que à época reunia os sindicatos da categoria da Bahia ao Amazonas. Junto com sindicalistas bancários de todo o Brasil fundou a Confederação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, em 1958.
No mesmo ano integrou a Frente do Recife que reunia partidos e personalidades democráticas que possibilitaram as vitórias de Cid Sampaio e Miguel Arraes de Alencar governadores de Pernambuco. Frente igualmente patrocinadora das vitórias de Miguel Arraes, Pelópidas da Silveira e Artur Lima Cavalcante para a Prefeitura de Recife.
Junto com Clodomir Moraes e outros militantes foi brutalmente espancado, torturado e preso em 1954 no Comício do Zumbi, organizado pelo PCB. Em 1961 foi preso (junto com David Capistrano da Costa, Gilberto Azevedo, João Barbosa de Vasconcelos e Cícero Targino Dantas) e enviado para o Presídio de Fernando de Noronha por ordem dos militares golpistas que tentavam impedir a posse do presidente João Goulart.
O golpe militar de 1964 o encontrou na Secretaria Geral do Conselho Sindical dos Trabalhadores – CONSINTRA, a intersindical pernambucana. Perseguido e condenado a 19 anos de prisão José Raymundo mergulhou na clandestinidade para, inicialmente, reorganizar o PCB em Pernambuco e, em 1965, integrar a Seção Sindical do Comitê Central do PCB.
Membro da Executiva do Comitê Estadual do PCB na Guanabara foi preso em outubro de 1970 pelo DOI-CODI/RJ quando outra vez foi submetido a bárbaras torturas, recusando-se a prestar qualquer depoimento. Transferido para Recife (onde deveria cumprir a Sentença dos 19 anos) foi absolvido pelo STM e retornou ao Presídio Militar da Ilha das Flores (mantido pela Marinha) onde permaneceu até 1973.
De volta à vida legal dedicou-se à reorganização do PCB no antigo Estado da Guanabara até o final dos anos 80 quando foi eleito para o Comitê Central do PCB em seu VII Congresso. Integrou o Secretariado Nacional do PCB, ao mesmo tempo que desenvolvia intensa militância entre os bancários do Rio de Janeiro.
Aposentado, nos últimos anos atuava no Departamento dos Aposentados do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e na Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil.
(*) por seu filho, o jornalista Frederico Pessoa da Silva

Fonte: http://pcb.org.br

Um comentário:

  1. Conheci José Raymundo aqui no Rio,na década de 80, como militante de base dos bancários. Presto aqui minha homenagem a esse grande companheiro, que sempre me tratou com muito respeito e de forma fraterna, nas nossas reuniões e conversas.
    Marcelo Lemos

    ResponderExcluir