PCB-RR

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CARTA DOS FUNCIONÁRIOS DO BB/GECEX-RJ

 AO SIND. BANCÁRIOS RJ E CONTRAF.
 
Há apenas uma semana, nós, funcionários do Prefixo 1778-7 do Banco do Brasil (Gecex Rio), fomos informados da assinatura de uma ampla reestruturação das redes GECEX e CSA. Não somente aqui, mas em vários locais pelo país, os funcionários serão obrigados a procurar outros prefixos para trabalhar. Desde então, vivemos em clima de profunda insegurança e ansiedade, porque o que está colocado no horizonte para a grande maioria dos funcionários dessas redes é a perda da comissão (que representa uma redução significativa do salário), ou a mudança para outros estados.
 
 
O prazo exíguo com que as vagas e comissões serão cortadas, tornando incerto o futuro de todos os funcionários, mostra como estas medidas foram ocultadas ao limite do absurdo, visando evitar reações pré-eleitorais. 
 
 
Não podemos aceitar o discurso de vários administradores das nossas Unidades de que temos que ficar felizes porque no Banco, diferentemente do Setor Privado, não existem demissões. Isso demonstra total descaso com a especialização profissional dos funcionários destas Unidades, cobrada quando das concorrências para o preenchimento desses cargos, mas que agora são constantemente lembrados de que o registro em suas Carteiras Profissionais é de Escriturário.
 
 
Esse discurso é totalmente contrário ao que foi feito pela presidenta reeleita, que em sua Carta para a CONTRAF/CUT afirmou:
 
 
 “O primeiro e fundamental passo foi a valorização dos bancários, recuperando o valor dos salários com aumentos reais, aumentando o valor da PLR, preservando o emprego e aumentando o quadro de funcionários, restabelecendo direitos que foram retirados dos trabalhadores por governos anteriores e incorporando reivindicações do movimento sindical.”
 
 
O Sindicato deu destaque, neste último ano, à luta contra o PL 4330 e a ampliação da terceirização. No Banco do Brasil o aprofundamento da concentração da área meio em poucos prefixos beneficia o processo de terceirização, como tem ocorrido com a área de Crédito Imobiliário. Hoje a maioria absoluta da área de apoio do Banco está concentrada em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.  Isto representa um esvaziamento político e econômico do município do Rio de Janeiro, com a fuga de postos de emprego, de arrecadação de impostos, de contratação de empresas locais nos processos de licitação, etc.
 
 
No dia 30/10 realizamos uma reunião com todos os funcionários da Gecex Rio e definimos alguns encaminhamentos. Entendemos ser necessário fazer uma campanha de pressão sobre a direção do Banco, para que este processo seja SUSPENSO, até mesmo porque está anunciada a nomeação de um novo Presidente do Banco nos próximos meses (dias), consequentemente trazendo mudanças no quadro das Diretorias. Portanto, não cabe agora forçar uma reestruturação “a toque de caixa”, como esta que está sendo implementada. Enquanto não conseguirmos suspender essa reestruturação, é necessário que se garanta aos funcionários a permanência no seu prefixo atual, como quadro excedente, sem perderem suas comissões. 
 
 
Gostaríamos de chamar a atenção para o fato de que todas as vagas de área meio do Banco se encontram bloqueadas, já por conta das mudanças anunciadas para a cúpula do Banco a partir de janeiro de 2015, impedindo que os funcionários dos prefixos reestruturados busquem opções de recolocação fora da rede de agências e com salários mais próximos de sua realidade atual.
 
 
Por isso vimos agora chamar a Diretoria desse Sindicato, a exigir e promover medidas para que o Governo SUSPENDA os processos de reestruturações em andamento.  É fundamental que, nesse momento, a direção do Sindicato dos Bancários e a CONTRAF/CUT iniciem contatos com parlamentares e com o Governo, e que, inclusive, entrem com medidas judiciais que possam postergar o processo.
 
 
Solicitamos, também, que seja organizado um ATO na porta do prédio da Senador Dantas, ainda nesta primeira semana de Novembro, denunciando a reestruturação e chamando a solidariedade dos demais trabalhadores do prédio.
 
 
 
Funcionários da Gecex Rio em 30/10/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário