PCB-RR

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Contra o arrocho e as demissões! Por uma Campanha Salarial de Verdade!


    A nossa campanha salarial 2015 caminha para ser uma das mais duras dos últimos anos. Se com a economia em crescimento não conseguimos avançar quase nada em pontos fundamentais das nossas reivindicações como: garantia no emprego, plano de cargos, piso salarial e recuperação das perdas, agora, numa conjuntura de recessão provocada principalmente pela política econômica desastrosa comandada pelo governo Dilma e esse Congresso dominado pelos representantes dos interesses empresariais, com certeza, as dificuldades serão bem maiores.
     
     A prática recorrente dos bancos tem sido promover milhares de demissões,   substituindo bancários com dez a vinte anos de casa por novos empregados com salários menores, ou ainda pior, pela terceirização dos serviços. Até mesmo nos bancos públicos essa redução do pessoal empregado já vem sendo aplicada. Com a recessão em curso no país e o desemprego aumentando, segundo o IBGE já ultrapassou a casa dos 8% no último trimestre, totalizando mais de oito milhões de desempregados, os banqueiros vão se sentir muito mais a vontade para demitir, em que pese os lucros exorbitantes dos bancos.

     Será necessário, portando, redobrar nossos esforços, rompendo com o modelo de campanha praticado nos últimos anos, onde a participação efetiva dos bancários tem sido cada vez menor. A Conferência Interestadual do RJ e ES aprovou vários pontos importantes que serão encaminhados à Conferência Nacional, destacamos, entre eles, a estabilidade no emprego durante a vigência do acordo salarial, questão que se torna decisiva numa conjuntura como essa que estamos enfrentando.

     As assembleias que vão se reunir após a Conferência Nacional é que darão a palavra final sobre a pauta de reivindicações, deverão ser o ponto de partida da campanha salarial. É o momento para romper com esse modelo subalterno e conciliador que vem sendo praticado, em detrimento da organização e mobilização efetiva da categoria bancária para pressionar pelo atendimento das nossas reivindicações. Vamos nos organizar, desde nossos locais de trabalho, para começar essa campanha com força total, comparecendo em massa na assembleia para decidir a nossa pauta e as formas de luta.

A Assembleia Geral de deliberação sobre a pauta de reivindicações deve ser na Galeria do Comércio, para que os bancários possam participar e decidir sobre sua campanha salarial!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário