PCB-RR

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bancários: Sindicalizar para fortalecer a nossa luta!


Muitas críticas são feitas ao Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, a grande maioria delas são justas. Mas, estão dirigidas ao alvo errado, porque o Sindicato somos todos nós. Na verdade, temos que fazer uma distinção clara entre a entidade sindical e sua diretoria, as diretorias passam e o Sindicato permanece.

Dizemos isso porque concordamos que faz muito tempo a condução das nossas lutas não reflete as reais necessidades da categoria bancária. Para enfrentar uma patronal tão poderosa como são os banqueiros, que mandam inclusive nos governos de plantão, precisamos de muito mais organização e democracia em nosso movimento. 

As campanhas salariais e demais lutas, só poderão ter perspectiva de êxito se estiverem calcadas na participação ativa dos bancários. Em cada prédio, em cada região, os bancários precisam construir sua organização, cabe à direção sindical estimular e garantir os meios para que isso possa se concretizar.

Diretoria de Sindicato não pode substituir a classe, muito pelo contrário, somente a ação consciente da categoria pode colocar o movimento sindical no caminho das lutas e das conquistas. A construção do nosso Sindicato foi resultado do esforço de gerações de bancários, uma história de lutas e sacrifícios que não pode ser jogada no lixo.

Nós, bancários da Unidade Classista, fazemos um chamado aos colegas dos bancos públicos e privados a cerrar fileiras em torno do nosso Sindicato, participando das suas assembleias, congressos e eleições. Se queremos um Sindicato forte e atuante não podemos nos omitir.

Bancário o Sindicato é nosso, sindicalize-se e participe!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário