PCB-RR

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pernambuco consegue primeira vitória contra a Reestruturação do BB.

A mobilização dos funcionários do Banco do Brasil contra o plano do Banco de concentrar os serviços executados pelo CSL e CSO em apenas três capitais, obteve seu primeiro resultado positivo em Pernambuco, Estado onde justamente a reação dos bancários foi mais intensa.
Desde outubro do ano passado, quando o Banco anunciou os objetivos da reestruturação, o funcionalismo iniciou uma série de mobilizações, com manifestações, paralisações, assembleias e reuniões com parlamentares e autoridades do governo estadual. O Sindicato, dirigido pela Contraf-CUT, custou a assumir a dianteira da luta, em outubro reivindicava vagas na rede de agências para os atingidos pelo plano, mas com a forte pressão da base não teve alternativa.
Em reunião ocorrida na sede do governo estadual com a direção do Banco, representada pelo senhor Sandro Jose Franco da Diretoria de Apoio aos Negócios (DINOP), com a presença do Secretário da Casa Civil do governo de Pernambuco, Tadeu Franco, representando o governador do Estado, o diretor do BB garantiu que: “a manutenção da dotação do CSL e CSO em Pernambuco e  de que não haverá perda na remuneração.”.
Aqui no Rio, assim que o BB divulgou o seu plano, sem jamais detalhar o que realmente seria feito, os delegados sindicais do CSL e CSO convocaram o funcionalismo para um ato de protesto e denunciaram que a verdadeira intenção era acabar com esses setores, transferindo os serviços e reduzindo drasticamente as dotações. O Sindicato foi procurado e por iniciativa dos delegados sindicais foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, através do mandato do Deputado Paulo Ramos. Mas até hoje não foi realizada uma única Assembleia Geral dos funcionários do BB.
No Rio Precisamos Intensificar nossa luta.
Mas tudo isso ainda é insuficiente para demover o BB de suas nefastas intenções quanto ao Rio de Janeiro. Até aqui a reestruturação, que em Pernambuco acaba de ser suspensa, vai sendo aplicada no CSL-RJ. A dotação vem sendo cortada, funcionários que saem por aposentadoria, pedidos de demissão ou transferência, não são substituídos e suas vagas foram extintas. Alguns gestores trataram de salvar a própria pele, começando pelo Gerente Geral do CSL que recebeu uma promoção e foi para Brasília como Gerente Executivo.
Apesar disso tudo, não podemos jogar a toalha, pelo contrário, o desfecho em Pernambuco deve servir de exemplo. A unidade e a mobilização de todo o corpo funcional do CSL e CSO no Rio de Janeiro é fundamental nesse momento. Precisamos dar uma resposta a altura para os coveiros dos nossos postos de trabalho, aqueles que agindo  como ratos são os primeiros a abandonar o navio.    
Vamos intensificar a nossa mobilização e buscar uma articulação suprapartidária cobrando dos parlamentares um posicionamento, dirigido ao Ministério da Fazenda e a direção do BB, repudiando esse plano de reestruturação que tem repercussões  tão negativas para o Rio de Janeiro. Exigimos da diretoria do nosso Sindicato, que face ao acordado em Pernambuco, convoque imediatamente uma Assembleia Geral dos Funcionários do BB para discutir a Reestruturação e o Plano de Funções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário