PCB-RR

domingo, 24 de maio de 2020

Paulo Guedes Prepara a Entrega do BB aos Bancos Privados.

    Dirigentes sindicais bancários da Unidade Classista, em carta enviada a senadores da Comissão de Assuntos Econômicos(CAE), pleiteiam a convocação do Ministro da Economia Paulo Guedes, em virtude das suas atitudes e declarações visando desvalorizar o Banco do Brasil para entregar-lo de bandeja aos bancos privados. A carta foi enviada por email, no dia 19/05, aos seguintes senadores membros da CAE: Randolfe Rodrigues (REDE/AP);  Jorge Kajuru (CIDADANIA/GO); Rogério Carvalho (PT/SE); Paulo Paim (PT/RS).
Paulo Guedes, um abutre com as garras no BB.
Abaixo a integra do documento enviado aos senadores.

Rio de Janeiro, 19 de maio de 2020.

Ao

Exmo. Senador

     Como é do seu conhecimento, o governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro está empenhado no enfraquecimento das nossas empresas estatais, com o objetivo de entregá-las ao mercado da forma mais vantajosa possível para os seus compradores. Nessa tarefa, tem destacado papel o Ministro da Economia, o senhor Paulo Guedes. Esse ministro não tem poupado esforços nesse sentido, chegando ao ponto de afirmar em reunião ministerial, tornada pública após as denúncias do ex-ministro Sergio Moro, de que “é preciso vender logo a porra do BB”.
     Essa frase do senhor Paulo Guedes é o corolário de uma série de ações e atitudes dele a frente da pasta da economia. Começando pela indicação dos gestores para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de nomes oriundos e intimamente vinculados aos interesses dos bancos privados. A afirmação chula desse ministro configura-se como gestão temerária do patrimônio público sob sua responsabilidade, por força do cargo que ocupa. A intenção manifesta é desvalorizar o banco público, facilitando sua entrega ao já oligopolizado mercado bancário privado brasileiro.
    Os prepostos do governo Bolsonaro da direção do BB executaram um plano que resultou no fechamento de centenas de agências, desmonte da estrutura de negócios e atendimento, incremento da terceirização, redução de pessoal e ataques sem precedentes aos direitos do funcionalismo. Faz parte desse plano a entrega da BB DTVM (eleita pela revista Exame a melhor gestora de fundos de renda fixa do Brasil) para os abutres do mercado financeiro. Essas ações têm um objetivo claro, visam preparar o golpe de misericórdia, ou seja, a privatização do que sobrar do Banco do Brasil.
      Diante da gravidade dos fatos, solicitamos ao Excelentíssimo Senador, como membro titular da Comissão de Assuntos Econômicos, a inciativa de convocação do senhor Paulo Guedes para prestar informações sobe suas declarações e determinações aos gestores do Banco do Brasil.

Atenciosamente

Eudo Raffael Lima – Presidente do Sindicato dos Bancários do Acre.

Ney Nunes – Diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.



https://blogs.oglobo.globo.com/bela-megale/post/em-reuniao-de-ministros-citada-por-moro-paulo-guedes-afirmou-que-precisamos-vender-p-do-banco-do-brasil.html

https://exame.com/negocios/um-dia-a-privatizacao-do-bb-se-tornara-inevitavel-afirma-rubem-novaes/

https://www.moneytimes.com.br/bbdtvm-maior-gestora-de-fundos-de-investimentos-do-pais-sera-privatizada/



Nenhum comentário:

Postar um comentário