PCB-RR

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Em defesa dos direitos e das liberdades democráticas!



Construir a greve geral para derrotar a deforma da previdência!

Com apenas 90 dias de mandato, o governo Bolsonaro vem enfrentando um crescente desgaste junto à opinião pública brasileira e no plano internacional. O governo Bolsonaro não pode ser considerado um governo clássico de direita. Cada dia alguém em sua equipe fala uma barbaridade, toma uma decisão absurda, publica uma notícia falsa, provoca um escândalo ou diz alguma coisa que gera chacota pelo mundo afora. Parece uma trupe alucinada constituída por folclóricos e desqualificados, o que tem certo sentido de verdade. 

Mas o núcleo central do governo está nos Ministérios da Economia e da Justiça, com Paulo Guedes determinado a aplicar com mais radicalidade a política neoliberal, por meio das contrarreformas - com destaque para a da Previdência -, que interessam ao capital transnacional. No Ministério da Justiça, Moro está incumbido de criar os meios legais para controlar a reação popular a este projeto, com a criminalização dos movimentos sociais, a imposição de mais dificuldades para o funcionamento dos sindicatos e a ampliação da repressão policial, do qual seu malfadado "pacote anti-crime" é mais um instrumento. 

Entretanto, o governo Bolsonaro navega em águas tempestuosas. As insatisfações de diversos setores sociais vêm desembocando, em grande medida, em denúncias e manifestações contrárias ao governo nas mídias alternativas e em parte da grande mídia. Muitos protestos foram registrados ao longo do carnaval, em manifestações espontâneas, em blocos e escolas de samba, incluindo enredos de protesto. Foi muito significativa a celebração do 8 de Março, com manifestações massivas em todas as cidades brasileiras. Protestos e greves de trabalhadores começam a eclodir, envolvendo várias categorias. 

Nunca uma mentira foi repetida tantas vezes, da maneira mais sem cerimônia possível, para ludibriar o povo como essa lorota de que a previdência é deficitária. Ao contrário do que é divulgado diariamente por autoridades governamentais e reproduzido incessantemente pela mídia, a previdência brasileira não é deficitária. Não existe rombo da previdência. É tudo manipulação para encher o cofre dos banqueiros e dos capitalistas em geral que vivem do rentismo. Recente relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim, provou isso de maneira cristalina, com números irrefutáveis. Mas não importa a verdade: o objetivo é desinformar, mentir para alcançar as metas do grande capital. 

Neste momento é essencial reforçar as mobilizações contra a Deforma da Previdência, em conjunto com outras lutas, como a defesa do SUS, da Educação e do patrimônio público. Foi muito importante o Dia Nacional de Luta Contra a Deforma da Previdência no último dia 22 de março: este foi um pontapé inicial para uma grande jornada de lutas. 

Intensificando a mobilização, com as divisões na base política do governo, É POSSÍVEL DERROTAR A DEFORMA DA PREVIDÊNCIA! Nesse foco devem ser concentradas as ações dos sindicatos, dos movimentos sociais, das entidades e dos partidos progressistas na construção de um poderoso movimento popular que seja capaz de deflagrar uma forte GREVE GERAL e barrar a Deforma da Previdência e os demais ataques do capital aos direitos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário