PCB-RR

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SÓ A PARTICIPAÇÃO MASSIVA DOS BANCÁRIOS PODE ROMPER O IMPASSE NAS NEGOCIAÇÕES!

A negociação com os banqueiros parece ter chegado num ponto de impasse. A FENABAN apresentou na última reunião uma proposta de 7% de reajuste mais abono de R$ 3.500,00. Essa proposta é bem inferior às reivindicações apresentadas e não atende as necessidades da categoria bancária, ficando abaixo da alta do custo de vida no período.

Considerando que a lucratividade dos bancos vem se mantendo em patamares elevados nos últimos trimestres, mesmo com a crise econômica atingindo vários setores, intensificando o desemprego e o crescimento da inadimplência, seria perfeitamente viável, do ponto de vista da gestão empresarial, o fechamento de um acordo coletivo para recompor o poder de compra do salário dos bancários e garantir nossos empregos.

Depois de três semanas de uma greve que não teve uma preparação efetiva e, por conta disso, é bastante parcial, a CONTRAF/CUT, direção majoritária do movimento sindical bancário parece não saber o que fazer. Apesar de ficar repetindo que a greve fica mais forte a cada dia, o que se verifica é que, até o momento, ela não foi suficiente para abalar a intransigência da patronal.

A única saída desse impasse, favorável aos bancários, passa por um efetivo endurecimento da greve, o que só é possível com a massiva participação da categoria. Não será com bravatas e falsas avaliações que iremos dobrar nossos oponentes. A estratégia da CONTRAF/CUT de rejeitar as propostas dos banqueiros na mesa de negociação e não trazê-las para deliberação das assembleias, impede a participação da base e afasta os bancários da luta.

Nós da UNIDADE CLASSISTA defendemos que as assembleias convocadas para a próxima segunda-feira, 03/10 devem ter como pauta a deliberação sobre as propostas apresentadas na mesa de negociação. A comissão de negociação tem a responsabilidade de orientar os bancários quanto à aprovação ou não da proposta, mas não pode suprimir o direito democrático dos bancários, em assembleia geral, decidirem sobre o seu acordo coletivo.

FORTALECER A GREVE, QUE OS BANCÁRIOS DECIDAM!
TODOS À ASSEMBLEIA DE 03/10!  
UNIDADE CLASSISTA – BANCÁRIOS RJ – 30/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário