PCB-RR

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PORTUÁRIOS DE SANTOS INVADEM NAVIO CHINÊS E PROTESTAM CONTRA MP 595

 
A Unidade Classista de São Paulo e da Baixada Santista apoia o protesto dos estivadores que ocuparam o navio chinês Zhen Hua na segunda-feira (18) no terminal portuário operado pela Empresa Brasileira de Terminais Portuários (EMBRAPORT) que trouxe equipamentos para a operação do maior terminal privado do Brasil.
 


A ação faz parte dos protestos dos portuários contra a Medida Provisória 595 que altera as regras de trabalho nos portos, permitindo que operações sejam realizadas por outros que não trabalhadores da estiva, como no caso, por mão de obra chinesa. O navio chegou ao Porto de Santos na sexta-feira (15) carregando pontes rolantes usadas na movimentação de cargas dos navios e 100 homens encarregados de remover a carga.
 

A EMBRAPORT alega ser cumpridora da legislação vigente e que “O desembarque e a montagem dos equipamentos são realizados pelo fabricante, como usual em todos os portos”. Se os equipamentos necessitam para a sua instalação de técnicos especializados fornecidos pelos fabricantes, o desembarque pode e deve ser feito pelos estivadores do porto de Santos. A Medida Provisória 595, a MP dos Portos, ao permitir que os terminais de uso privativo movimentem cargas sem utilizar trabalhadores avulsos registrados no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), alija aos estivadores de seu meio de sobrevivência e torna suas operações mais rentáveis.
 

O trabalho de desembarque dos equipamentos deve durar 22 dias e os estivadores somente deixarão o navio quando houver um acordo. Esperamos que o sindicato faça um acordo condizente com os desejos dos estivadores e não apenas para obter algum “resultado”!

 

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (22) OS PORTUÁRIOS PARALISARÃO AS
OPERAÇÕES NO PORTO DE SANTOS CONTRA A MP DOS PORTOS


Contatos com a Unidade Classista podem ser feitos pelo e-mail:
unidadeclassistasp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário