PCB-RR

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Carta ao senhor José Dirceu



Prezado senhor,

Publico esta na impossibilidade de remetê-la, pois desconheço seu endereço. Admito ser possível consegui-lo, mas confesso que não tive o menor interesse. Prefiro desconhecê-lo completamente.

Li na internet matéria publicada por um jornal na qual o senhor propugna “O julgamento do julgamento”, em ato realizado com integrantes do seu partido, no último dia 24 de novembro. Vossa senhoria chegou a afirmar: “É preciso que não se confunda a nossa tranquilidade, a nossa segurança e até a nossa capacidade de enfrentar e resistir à prisão, a uma aceitação do resultado do julgamento. Não aceitamos o que aconteceu, somos vítimas de um julgamento injusto”.

O senhor persiste, ainda que condenado, em manter a empáfia. Alardear a capacidade de “enfrentar e resistir à prisão” significa dizer que as nossas leis, algumas de sua responsabilidade, para si nada representam? Não aceitar o que aconteceu significa dizer que vossa senhoria desdenha da mais alta corte deste país? Significa dizer que o senhor se considera acima da lei, acima do bem e do mal? Afinal, quem um dia foi Richelieu não se conforma em tornar-se um mero Passepartout.

A mais contumaz crítica ao processo no qual foi condenado, de sua parte, é: “o julgamento foi político”. Claro que foi! Sem dúvida nenhuma! Tanto foi político que o ex-presidente Lula não compôs o banco dos réus. Se tal julgamento não fosse político, centenas de deputados federais e dezenas de senadores também deveriam ser julgados e condenados, assim como boa parte da mídia. Não é justo que apenas os corruptores sejam punidos. Os corruptos e seus comparsas também devem sê-lo.

Política, senhor José Dirceu, o senhor fez quando defendeu a demarcação da ‘raposa do sol’, o que possibilitou aos contrabandistas das multinacionais acesso a uma das maiores reservas de nióbio do mundo. Política o senhor fez quando garantiu aos bancos os maiores lucros de toda a sua história. Política o senhor fez quando se aliou ao que existe de mais espúrio na cena nacional, em detrimento de milhões de pessoas. Política o senhor fez quando submeteu representações dos trabalhadores às suas necessidades pessoais e dos seus ‘companheiros’. Política o senhor fez quando manteve e ampliou as privatizações dos governos Collor, Itamar e FHC, com prejuízos de centenas de bilhões de reais para o país. Política o senhor fez quando foi ministro de um governo que utiliza mais de 40% do Orçamento da União para beneficiar os rentistas.

Política, senhor José Dirceu, o senhor fez muita, é um mar no qual navegou durante vários anos com maquiavélica tranquilidade, na qual se especializou em montar um exército incapaz de questionar seus ditames, direcionado apenas para tomar o poder, o qual gerou uma única vítima: o povo brasileiro.

Por acaso o senhor estaria tentando transformar sua condenação em algo similar ao famoso caso Dreyfus? J’accuse é uma obra-prima de Émile Zola baseada na mais pura verdade, não uma comédia pastelão na qual os atores fazem os espectadores de palhaços. Não subestime a nossa inteligência. Somos brasileiros, somos pobres, somos ignorantes, mas somos orgulhosos, somos trabalhadores e cientes de nossos deveres para com nosso país, para com a verdade, lições essas que infelizmente o senhor não aprendeu.

Política, senhor José Dirceu, dever ser a representação da efetiva participação da sociedade nas diretrizes gerais do país, em benefício daqueles que a outorgam e que a compõem, não um mero jogo de interesses escusos em detrimento da imensa maioria.

Quando adultos aprendemos com as lições do dia a dia. Já as crianças mal criadas batem o pezinho e reclamam. Ainda é tempo do senhor amadurecer e beneficiar-se dessa esplendorosa dádiva chamada vida.

Desejo-lhe que os próximos 10 anos e 10 meses sejam voltados nessa direção.

Atenciosamente,

Afonso Costa
Jornalista



Um comentário:

  1. APOIADO SR. AFONSO COSTA . NÃO VAMOS PERDER MAIS TEMPO COM ESTE CASO JÁ JULGADO E CONDENADO . SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DE EXIGIRMOS DO SR. PRESIDENTE DO SUPREMO E FUTURO CANDIDATO A PRESIDENTE DO BRASIL JOAQUIM BARBOSA O JULGAMENTO DAS ṔRIVATIZAÇÕES TUCANAS QUE FORAM NA ORDEM DE 82 BILHÕES DE REAIS , FICHINHA PERTO DESSE ROUBO DE GALHINHEIRO DO DIRCEU QUE FOI DE 175 MILÕES?

    ResponderExcluir