PCB-RR

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pedro Simon diz que CPI do Cachoeira não está querendo investigar nada


O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (17) que a CPI do Cachoeira está fazendo investigações apenas “de mentirinha”. Para ele, a decisão tomada na reunião desta quinta, de investigar apenas a empresa Delta Centro-Oeste, mas não suas filiais em outros estados, e de não convocar governadores para depor demonstra claramente o controle rigoroso que o governo federal mantém sobre os rumos das investigações, impedindo o seu aprofundamento.


Simon disse que, mesmo tendo a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República entregado ao Congresso as investigações praticamente concluídas, inclusive com denúncia de mais de 80 pessoas, a CPI está engavetando vários requerimentos de convocação de envolvidos.


— Pela primeira vez na história, o que nunca conseguimos nesta Casa — que é fazer uma CPI com empreiteira, ou seja, com o corruptor — foi conseguido. E a CPI já veio pronta. A Delta já está ali provada, comprovada, tudo pronto e resolvido, mas a CPI está tirando fora — lamentou.


Simon questionou ainda a venda da empreiteira Delta para o grupo J&F, detentor do frigorífico JBS. Ele considerou um absurdo o fato de uma empresa como a Delta, denunciada por fraudes, corrupção e superfaturamento, ter sido vendida a um frigorífico no qual o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem 31% de participação no capital.


O parlamentar manifestou também o seu descontentamento com o fato de a CPI não estar realizando o seu trabalho com independência e autonomia, mas sim tendo suas principais decisões sendo tomadas previamente por líderes partidários da base governista.


— É impressionante. Nós somos quase, eu diria, marionetes, principalmente no Senado, onde quatro ou cinco pessoas fazem o que acham que deve ser feito, e nós vamos atrás. O destino da CPI foi traçado em uma reunião a portas fechadas entre fulano, fulano, fulano e fulano. Eles disseram o que deve ser feito; o resto, todo nós estamos fazendo de mentirinha. Este é o Congresso. Cadê a independência? Cadê a autoridade? Cadê a capacidade? — indagou.


Em apartes, os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Roberto Requião (PMDB-PR) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Pedro Simon. Cássio Cunha Lima considerou “escabrosa” a venda da Delta imediatamente após o seu presidente, Fernando Cavendish, ter anunciado que estava quebrada. Já Requião observou que o argumento utilizado por parlamentares governistas da CPI de que a Delta não pode ser investigada em nome da continuidade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é tão infundado quanto o do “risco da estabilidade do sistema financeiro”, usado pelo governo federal em 1997, após as investigações a CPI dos Precatórios, para blindar bancos envolvidos em irregularidades.


Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário