PCB-RR

domingo, 15 de maio de 2016

UNIDADE CLASSISTA APOIA CHAPA 4 NA FUNCEF (com ressalva)


Colega da Caixa:

A partir de segunda-feira próxima 16/04, começam as eleições para a nossa Fundação de previdência, a FUNCEF. Nós, da Unidade Classista, entendemos que, das chapas concorrentes, a CHAPA 4 – Independência e conhecimento na FUNCEF é a que reúne companheiros do sindicalismo combativo e classista na Empresa, têm uma visão crítica da atual gestão e defendem a participação organizada dos funcionários na gestão dos recursos.

Para nós da Unidade Classista, a Chapa 5 (“situação”) é apenas mais do mesmo, e representa a continuidade de uma gestão sem transparência, ligada umbilicalmente ao sindicalismo da Contraf/CUT e do Sindicato do Rio, sindicalismo esse chapa-branca do governo petista que acabou de ser apeado. Nunca é demais lembrar que a diretoria lulodilmista da FUNCEF aprovou, entre outros investimentos ultraquestionáveis, aplicação de nossos recursos em Belo Monte (um problemaço socioambiental), Sete Brasil (a fornecedora de sondas para a Petrobrás criada por gente envolvida no “petrolão” e que se tornou um baita mico) e Invepar (a problemática dona do Metrô e do VLT do Rio).

Já as demais chapas (1, 2, 3, 6 e 7) todas têm uma visão tecnocrática dos problemas e da gestão da FUNCEF. Lembremos que a Chapa 7 é composta pelo mesmo grupo que ganhou a eleição passada e também não praticou nenhuma transparência nem incentivou a particpação dos empregados, e a Chapa 6 é assumidamente “impichista” (que garantia de independência podemos ter com esse pessoal junto a uma nova Diretoria indicada por Temer?).

Você deve ter estranhado nosso título “apoio com ressalva”. Vamos esclarecer: nossa ressalva não é em relação aos colegas da Chapa 4 e seus compromissos e propostas – nossa ressalva é em relação à propria FUNCEF.

Explicando melhor, você deve ter percebido que as diversas chapas discutem e divergem qual deve ser o investimento prioritário: renda variável (Bovespa), investimentos estruturados (particpação em bloco de controle de empresas), imóveis ou renda fixa. Para nós da Unidade Classista, essa “polêmica” é pobre e superficial, e mascara a verdadeira questão de fundo.

A questão de fundo é que a Caixa nos vendeu a imagem da FUNCEF como algo que ela não é. Quando entramos pra Caixa, nos disseram que a FUNCEF era a “garantia de nosso futuro, de uma complementação que assegurasse uma aposentadoria digna”. Mas a crise é pedagógica – e a crise da FUNCEF demonstra que fundo de pensão não é garantido: o investimento de nossos recursos pela FUNCEF é aplicação capitalista de mercado, e como toda aplicação capitalista de mercado... TEM RISCO!

Aí a “discussão” sobre “melhor aplicação de recursos” torna-se surrealista, pois passamos a “pensar apenas no nosso umbigo” e desconsideramos o que é melhor para os trabalhadores e pro povo brasileiro”, que também somos nós.

Exemplo: se priorizarmos imóveis, estaremos torcendo pelo aumento da especulação imobiliária; se priorizarmos renda fixa, vamos torcer para que a Taxa SELIC continue em níveis estratosféricos; se priorizarmos investimentos estruturados, estaremos torcendo para que os trabalhadores das obras de Belo Monte e do VLT não façam greve para não “desvalorizar nosso investimento”; se priorizarmos Bovespa, vamos torcer pelo aumento dos ganhos na especulação financeira.

A Unidade Classista apoia a Chap 4 na FUNCEF, mas não disseminamos ilusões: o capitalismo nunca é bom para os trabalhadores.

UNIDADE CLASSISTA BANCÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário