PCB-RR

terça-feira, 19 de junho de 2012

A prioridade é por contratações na Caixa



 
Carreira, isonomia, contratação, papel da Caixa, Funcef, aposentados e jornada de trabalho foram os temas centrais das discussões dos bancários da instituição financeira no fim de semana. Os 321 delegados presentes no 28º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa), em São Paulo, aprovaram a minuta de reivindicações e reafirmaram a estratégia de campanha nacional unificada da categoria. 


Os bancários vão intensificar a luta por novas contratações para que o banco atinja o mínimo de 100 mil funcionários, com a substituição dos terceirizados e o aumento das demandas em razão da ampliação dos programas sociais do governo federal. O fim do trabalho gratuito, jornada de 6h para todas as funções sem redução salarial e a extinção do registro de horas negativas no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon) também foram reafirmados.


A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) defendeu a inclusão da reposição das perdas salariais do período FHC como um dos eixos da campanha. No entanto, a proposta foi derrotada no plenário por setores ligados a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Assim que as propostas sistematizadas forem enviadas, o Sindicato dos Bancários da Bahia vai divulgar a minuta.


Em relação ao Saúde Caixa, o congresso aprovou a ampliação dos serviços, o melhoramento da rede credenciada e a criação de um programa de fornecimento de medicamentos com preços diferenciados, além da otimização da gestão do plano. Os bancários querem a criação de estruturas específicas do Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador, com no mínimo uma por estado e com representação nas Superintendências Regionais (SRs). 


Funcef
Sobre a Funcef, os delegados aprovaram a exigência de mais democracia na gestão da fundação, principalmente sobre o fim do voto de minerva nas instâncias de decisão (conselhos e diretoria). A luta dos bancários gira em torno também da ampliação das restrições estatutárias ao uso deste instrumento antidemocrático, da mudança na legislação, de forma a promover a completa extinção. 


A conclusão do processo de incorporação do REB pelo Novo Plano, o fim das discriminações aos participantes do REG/Replan não-saldado, a justiça às mulheres pré-79 e a composição dos órgãos de gestão da Funcef apenas por empregados da Caixa participantes da Fundação são apontadas como importantes deliberações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário