PCB-RR

quarta-feira, 27 de junho de 2012

28º Conecef aprova propostas para Campanha Salarial 2012

Encontro pela Isonomia é a grande conquista do Congresso

O 28° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que terminou no último domingo, 17, aprovou as reivindicações específicas dos trabalhadores que farão parte das negociações permanentes com a Caixa e da Campanha Nacional 2012. O evento, que aconteceu na cidade de Guarulhos (SP), teve início na sexta-feira, 15, e contou com a participação de 321 delegados de todo o país. A delegação capixaba estava composta por 10 pessoas, sendo 7 ativos, 2 aposentados e 1 observador. Confira abaixo as principais reivindicações aprovadas pelo Congresso.

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES APROVADAS

- Novas contratações
A intensificação da luta por novas contratações para que a Caixa atinja o quanto antes o mínimo de 100 mil empregados.

- Fim dos correspondentes bancários

- Ampliação dos serviços do Saúde-Caixa e melhorias na cobertura de atendimento e na rede credenciada do plano
A proposta é que sejam criadas estruturas específicas do Saúde-Caixa e Saúde do Trabalhador, tendo no mínimo uma por estado e com representação nas superintendências Regionais.

- Retomada do modelo de agência segura pela empresa
O modelo prevê a instalação de portas giratórias com detector de metais em todos os estabelecimentos, divisórias entre os caixas, proibição de transporte de valores por bancários e o fim do atendimento de empregados no espaço dos caixas eletrônicos.

- Ampliação da democracia na gestão da FUNCEF
A proposta reivindica extinção dos votos de minerva nos conselhos e diretoria e a mudança nas eleições corporativas, estabelecendo quórum mínimo de 50%+1 dos votos, para eleição da chapa vencedora. A oposição defendeu o estabelecimento de segundo turno caso nenhuma das chapas inscritas alcance o coeficiente no primeiro turno, mas a proposta não foi aceita.

- Retirada de patrocínio a planos da Previdência Complementar
O Conecef ratificou as deliberações da Plenária convocada pela Anapar, em 17 de maio, sobre defesa dos direitos dos participantes assistidos (aposentados e pensionistas) e dos participantes elegíveis (empregados da ativa) aos benefícios em eventual retirada de patrocínio. De acordo com as deliberações, o patrocinador deve arcar integralmente com eventuais déficits existentes e deve ser assegurada também a continuidade dos planos de benefícios sem alterações no regulamento. Confira o documento completo em: http://www.fenacef.com.br/site/news/noticias/550-retirada-de-patrocinio-a-planos-de-previdencia-complementar-regulacao-so-por-consenso

- Isonomia de direitos
O Espírito Santo, que encampa forte defesa à isonomia, saiu do Congresso com uma vitória ao conseguir que fosse deliberada a realização de um encontro nacional aberto pela isonomia, com caráter organizativo, um final de semana antes da campanha em setembro. Além disso, os empregados aprovaram como um dos pontos centrais da mobilização a isonomia entre empregados novos e antigos, com a normatização das conquistas já realizadas, extensão da licença-prêmio e do anuênio. Vinícius de Moraes, delegado de base presente no Conecef, diz que a atuação do ES na conquista do encontro foi muito importante e que este é um grande passo para a mobilização da base em torno do assunto. “Poderemos realizar uma boa discussão e mostrar que a isonomia não é apenas o que a corrente majoritária do movimento coloca, mas uma série de outros fatores. Será fundamental esse debate para que a base entenda e apóie a luta”.

- Recuperação das perdas salariais
Mais uma vez, a corrente majoritária não concordou com esta proposição, aprovando apenas a formulação de recomposição do poder de compra. Lizandre Borges, diretora do Sindicato dos Bancários e empregada da CEF, diz que essa é uma reivindicação histórica da oposição sindical, uma vez que as perdas dos anos 90 dos governos Collor e FHC acumulam mais de 60%. “Essa demanda é justa porque muitos trabalhadores da CEF, principalmente os aposentados, tiveram os seus salários achatados e vivem hoje situações econômicas difíceis, pois no período tivemos apenas 1% de reajuste salarial. A qualidade de vida dos bancários da Caixa antes desse período era muito superior a atual”, afirma.

- Próximos Congressos
Ficou definido que a finalidade do CONECEF deve ser discutir e deliberar sobre as especificações dos empregados da Caixa, apesar de a delegação capixaba e a oposição reiterarem a defesa de que o fórum deve discutir também questões referentes à Campanha Geral da categoria, como remuneração e índice.

UNIDADE DA OPOSIÇÃO

Um dos destaques do Congresso foi a atuação unificada da oposição, composta pelo MNOB/CSP-Conlutas, Intersindical, CTB e setores independentes. A oposição denunciou a corrente majoritária do movimento que dirige a Contraf de estar subordinada aos interesses do governo e suprimir a democracia e a participação da base na definição dos rumos do movimento.

Um manifesto foi lançado cobrando medidas para reverter esse quadro, reivindicando: a centralidade do debate das perdas salariais, o fortalecimento do processo de negociação com os bancos públicos para exigir isonomia, real discussão da jornada, entre outros.

DESRESPEITO COM OS PARTICIPANTES DO CONGRESSO

Além de organizar o 28º Conecef em um hotel de difícil acesso e co m preços incompatíveis com os salários da categoria, a corrente majoritária do movimento sindical bancário (Articulação) não demonstrou nenhuma preocupação em cumprir os horários que ela mesma determinou no regimento, permitindo atrasos de até duas horas na programação, sem informar aos presentes o que estava ocorrendo; além de tentar impedir que os delegados pudessem acompanhar os debates que lhes interessassem, determinando o grupo de discussão que cada um poderia participar.

Se não bastasse isso, em um momento de debates o dirigente Plínio Pavão suspendeu os trabalhos de forma abrupta, sem consultar a base, que, indignada, pegou os microfones para expressar o descontentamento com a atitude da direção. Neste momento, a “Articulação” subiu ao palco para tirar fotos e, aos risos, acabaram cortando a fala de uma delegada quando começaram a convidar os presentes a fazerem o mesmo.

Nesse Conecef a direção majoritária do movimento demonstrou com as suas atitudes que não existe mais respeito dessa corrente com a categoria!
Fonte: Seeb/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário