PCB-RR

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Medida argentina provoca calafrios em grandes empresas brasileiras.

A presidente Cristina Kirchner anunciou proposta de expropriação da YPF. Das ações, 51% serão expropriadas - o governo federal ficará com 26,06% e as regiões produtoras com 24,99%.

Por isso, a Espanha pedirá à União Europeia (UE) que abra uma queixa formal contra a Argentina na OMC pela decisão argentina. O confronto será incluído na reunião dos ministros de Relações Exteriores da UE da próxima segunda-feira. Segundo o diário madrilhenho El País, o governo espanhol finaliza dará prioridade a fornecedores europeus na compra de biodiesel, em retaliação a Argentina.

O embate é inda maior após o vice-primeiro-ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, ter declarado que o país não vai pagar uma indenização de US$ 10 bilhões como quer a empresa pela reestatização.


O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, está no México e já se articula com a parcela mais à direita dos chefes de Estado do continente para pedir o apoio na ação que os espanhóis moverão contra a decisão argentina na OMC. Ele já tem reunião agendada com o presidente do México, Felipe Calderón, e sinalizou viagem para a Colômbia nos próximos dias, para conversar com o presidente Juan Manuel Santos.


A medida argentina provoca ainda calafrios em grandes empresas brasileiras, que em sua expansão sub-imperilaista no continente estão presentes no país vizinho em setores como petróleo e gás, mineração, alimentos e sistema financeiro. Estima-se em US$ 14 bilhões o estoque dos investimentos diretos brasileiros na Argentina. A lista dos principais investidores inclui Petrobras, Marcopolo, Rondon (ônibus e caminhões), Banco do Brasil, Itaú, JBS e Marfrig.


Dessa forma, não seria de se estranhar que por debaixo dos panos o governo brasileiro participasse da articulação espanhola contra a Argentina, que tomou uma medida correta - ao invés do que fazemos no Brasil quando entregamos nossas reservas de petróleo ao capital internacional.


Fonte: pcb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário