PCB-RR

segunda-feira, 25 de março de 2013

Demissão em massa: todas as agências do HSBC são paralisadas em Santos



Os bancários e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisaram por 24h, nesta sexta-feira, 22/03, todas as unidades do HSBC de Santos, são elas: Centro (João Pessoa, 12), Gonzaga (Ana Costa, 449) Pedro Lessa (Pedro Lessa, 1483) e a agência Porto (Afonso Pena, 655) por demissões em massa justificadas apenas por falta de competência administrativa do HSBC.

A diretoria do banco inglês, demitiu cerca de 200 gerentes, dia 18/03/2013, de suas unidades do Estado de São Paulo. Eles foram induzidos por seus superintendentes a aumentar suas metas aumentando limites de contas correntes ( C/C) . Em Santos, duas gerentes foram demitidas por realizarem a tática do seu superintendente, que enviou um e-mail com o seguinte teor: “Pessoal, lá em SV já tivemos 01 Premier, 01 advance e 04 SClass. Deem uma olhada, pois o score mudou. Mãos a Obra”.

“Seguindo o e-mail: vários gerentes começaram a colocar contas correntes no sistema do banco para criar novos limites de cheque especial. É bom ressaltar que somente o sistema, segundo o “score” determinado pela diretoria do HSBC, conforme seus próprios critérios, aprova o limite ou não. Por um erro do sistema várias contas foram aprovadas, porém no dia seguinte todos os limites foram cancelados. Portanto o banco não teve prejuízo e nem houve fraude”, afirma Regina Ornelas, diretora do Sindicato e funcionária do banco.

Contudo, as gerentes que mais implantaram C/C no sistema foram surpreendidas com a demissão. Agindo desse modo o HSBC torna o ambiente de trabalho inseguro, de desconfiança e sem rumo.

Os funcionários estão apavorados com as demissões injustificadas e covardes. Por isso, paralisamos estas quatro agências do HSBC, por enquanto”, adverte Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. 

Senado dos EUA acusa HSBC de lavar dinheiro de traficantes mexicanos e do Irã
Relatório revela que cartéis mexicanos utilizaram as filiais do banco para realizar operações de lavagem de dinheiro procedente da droga no sistema americano
O Senado americano manifestou nesta terça-feira sua "grande preocupação" com o banco HSBC, acusado de ter lavado dinheiro de traficantes de drogas do México e de fundos provenientes de países como o Irã, com o qual os Estados Unidos não têm relações. A subcomissão de investigações permanentes do Senado se reuniu hoje para analisar os resultados do relatório que revela que os cartéis mexicanos utilizaram as filiais do banco para realizar operações de lavagem de dinheiro procedente da droga no sistema americano.

É bom salientar que o banco inglês foi multado em US$ 1,9 bilhão nos EUA por lavagem de dinheiro e esta sendo investigado na Argentina pelo mesmo crime. O HSBC demitiu 946 bancários, em 2012, no Brasil.

Financial Times alerta para corte de mais de 5 mil
Segundo o jornal britânico Financial Times, o HSBC, maior banco europeu, prepara-se para cortar milhares de vagas em sua operação global. Stuart Gulliver, executivo chefe do banco, anunciou no início de março de 2013, que irá aumentar em US$ 1 bilhão a economia de gastos este ano. Pessoas próximas ao banco dizem que poderão ser cortados mais de 5 mil bancários.




Fonte:
 Imprensa SEEB Santos e Região com informações EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário