PCB-RR

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sindicatos vão consultar bancários do Itaú e do Santander sobre greve




A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro informou que vai realizar uma consulta entre o movimento sindical, para que os funcionários dos bancos Itaú e Santander entrem em greve. Esta consulta deve começar a acontecer na próxima semana. 

De acordo com a confederação, a greve seria uma resposta ao fato de as duas instituições reduzirem postos de trabalho e promoverem alta rotatividade nos últimos anos.

Uma audiência de mediação terminou sem acordo na quarta-feira. Segundo o secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Messias Melo, o encontro buscava um acordo sobre dois aspectos: os bancos informarem aos sindicatos os mesmos dados que repassam ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a adoção de conversas prévias com os sindicatos a fim de se evitar demissões.

Os representantes do Itaú e Santander e o representante da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Magnus Apostólico, recusaram-se a negociar.

Pelo último balanço do Itaú, o número de colaboradores no Brasil caiu 8% de janeiro a setembro de 2012, de 98.258 para 90.427. Considerando um período maior, de abril de 2011 a setembro de 2012, foram fechadas 13.595 vagas - queda de 13%. Já o Santander cortou 955 empregos somente em dezembro, após determinação da Justiça para que o banco divulgasse os dados.

Em nota, a Fenaban informou que os bancos e a representação dos bancários têm a mesa de negociação mais complexa do País. Para a entidade, não é necessário um "fórum alternativo" para tratar de questões que envolvem a categoria dos bancários.




Fonte: estadao.com.br

Postado por: Fabiano Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário